Aerial Yoga

No decorrer do passar do tempo, com a evolução natural do Hatha Yoga, foram surgindo ao longo dos anos diferentes maneiras de se praticar Yoga, todas com o intuito de melhorar a saúde física e mental, proporcionar uma relação melhor com o estresse do dia-a-dia, e uma conexão com o  Eu interior, criando união entre corpo, mente e alma, com o objetivo de ajustar e possibilitar a pratica para pessoas de todas as idades e habilidades. Todas com o cuidado de manter o foco na sua essência e respeitando sempre os seus princípios e fundamentos. E foi assim que também surgiu a prática do AERIAL YOGA.

Aerial Yoga, ou yoga anti-gravidade, é uma combinação de ásanas (posturas) do yoga tradicional, acrobacias e movimentos de dança feitos suspensos no ar com a ajuda de um tecido.

O Aerial Yoga pode ser praticado por todos, em todas as idades, desde os iniciantes até aqueles com nível maior de experiência e flexibilidade.

Posturas desafiadoras de yoga que são difíceis de conseguir no chão, são muito mais fáceis de praticar quando você está suspenso no ar.

Nesta prática, você pode experimentar todas as posturas de yoga, com algumas especialmente adaptadas para o Aerial Yoga.

O Aerial Yoga oferece muitos dos benefícios do yoga tradicional, mas tem alguns benefícios adicionais:

Maior flexibilidade: como você tem mais liberdade de movimento, pode mover seu corpo para novas posturas. Em alguns casos, isso pode resultar em um alongamento mais profundo e satisfatório do que no Yoga tradicional.

Melhora o foco: ao colocar você em uma situação mais desafiadora do que a habitual, o Aerial Yoga te obriga a estar mais alerta e consciente. Provavelmente você irá se concentrar mais, por não estar acostumado a ficar suspenso no ar durante a prática de yoga.

Fortalecimento Muscular: como a gravidade está trabalhando mais em seu corpo do que o habitual, seus músculos também trabalham mais. O Aerial yoga também é ótimo para trabalhar os músculos centrais, que são utilizados para se equilibrar e se estabilizar durante a aula de yoga.

Alívio de estresse: Como o yoga tradicional, o Aerial Yoga é ótimo para o alívio do estresse.

Não só por executar posturas e alongamentos comuns a outras linhas de yoga que aliviam o estresse, mas também por ficar feliz em saber que você fez algo novo e desafiador, o que faz você se sentir muito bem.

Aerial Yoga é indicado não apenas para praticantes avançados, mas também para iniciantes. Com o suporte do tecido, os novos alunos conseguem executar a postura e o alinhamento com mais facilidade.

Além disso, a prática permite o apoio adicional do professor, pois o número de alunos por turma é menor do que o da prática tradicional de yoga.

É claro, qualquer tipo de exercício físico apresenta algum risco de lesão. Então, quais são os riscos do Aerial Yoga?

O Aerial Yoga é uma forma segura de exercício desde que  as aulas sejam ministradas por um instrutor de Aerial Yoga certificado.

Seu instrutor lhe orientará como realizar posturas aéreas corretamente, para que você não se machuque.

Além disso, você fica apenas a menos de um metro do chão durante as aulas aéreas (embora você possa ajustar a altura do seu tecido para atender às suas necessidades ou tornar a aula mais desafiadora). Portanto, o risco de se ferir se cair é mínimo.

A maioria das pessoas pode praticar Aerial Yoga sem algum problema.

No entanto, se você se encontrar em alguma das seguintes situações, você deve consultar seu médico ou/e instrutor de yoga antes de fazer uma aula de Aerial Yoga:

  • Gravidez;
  • Doenças dos olhos;
  • Cirurgia ocular recente;
  • Vertigem;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Problemas nas articulações;
  • Pressão arterial alta / baixa;
  • Gripes, resfriados, ou qualquer condição que bloqueie ou dificulte a respiração.

Para quem decidiu experimentar esta forma especial de prática de yoga, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a evitar acidentes e lesões em sua aula:

  1. Use roupas confortáveis. Roupas soltas ou folgadas podem dificultar a movimentação e podem ficar presas ou emaranhadas nos mecanismos do tecido;
  2. Vá descalço. Você se sentirá mais confortável para se movimentar no tecido;
  3. Beba muita água e tenha uma refeição leve, assim estará preparado para intensidade da prática;
  4. Evite refrigerantes e bebidas ácidas antes da aula. Podem causar desconforto em seu intestino ao realizar os movimentos de cabeça para baixo;
  5. Não use cremes. Eles podem ficar no tecido ou dificultar a sua aderência para executar as posturas.
  6. Remova joias, relógios e qualquer outro objeto que possa rasgar ou enroscar no tecido. Isso inclui também unhas não aparadas das mãos e pés.

“Abrace tudo com amor alegria e entusiasmo, e você abraçará também o seu potencial e a sua plenitude”.