Dia Internacional do Yoga

Hoje é um dia muito importante para os iogues de todo o mundo: é o dia internacional do Yoga, proclamado pela ONU exatamente neste dia, 21 de junho, o dia do solstício de verão no hemisfério norte. A proposta foi feita pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em setembro de 2014 e aprovada em dezembro do mesmo ano.

 

O Yoga é uma ferramenta importante para tornar a vida mais saudável, tanto nos aspectos mentais como físicos, e o estabelecimento do Dia Internacional do Yoga tem um significado histórico, se considerarmos que a Organização das Nações Unidas com a adoção desta resolução, queria destacar  a importância do Yoga para o homem e para toda a comunidade, para que um estado profundo de bem-estar seja alcançado e disseminado.

 

Mas por que foi escolhida esta data para celebrar um dia dedicado ao Yoga? Cientificamente, 21 de junho é o dia do Solstício de Verão: é o dia mais longo do ano no hemisfério norte, com o sol nascendo muito cedo e se pondo muito tarde, esta data tem grande significado para muitas nações do mundo , do Canadá ao Irã, que neste dia celebram um feriado próprio.

 

Na Índia, é um dia extremamente importante: para a mitologia indiana, 21 de junho marca um evento que pode ser considerado como o nascimento do Yoga: Acredita-se que 21 de junho foi  o dia em que Shiva, que não é considerado um Deus, mas é considerado o Adi Yogi, o primeiro Yogi e o Adi Guru, o primeiro Guru, começou a transmitir a disciplina do Yoga para seus fiéis alunos e discípulos.  Devemos também considerar a importância do sol no Yoga (ver todas as práticas baseadas em Surya Namaskar), mas também como a mudança da relação do sol com o nosso planeta tem um impacto significativo em nossas vidas.

 

OBJETIVOS DO DIA INTERNACIONAL DO YOGA

• Reunir o maior número possível de nações na prática comum do Yoga (até agora 193 nações aderiram ao dia internacional do Yoga)

• Promover a não-violência e a amizade entre os povos

• Tornar todos conscientes dos efeitos extraordinários da prática de yoga na saúde

• Ajudar as pessoas a lutar contra o estresse da vida moderna

• Mudar positivamente o estilo de vida das pessoas, aumentando os níveis de bem-estar

• Encorajar a prática da meditação• Valorizar e estimular o crescimento, desenvolvimento e disseminação dos valores da paz em todo o mundo.

• Aumentar os padrões de saúde física e mental e promover o direito à saúde através do yoga

• Fortalecer os laços entre comunidades multiétnicas

• Redescobrir um senso de união e harmonia com a natureza

• Estar mais atento às mudanças climáticas e contribuir para a saúde do planeta   

Yoga é filosofia, ciência e arte juntas e, como qualquer forma de arte, o yoga fala ao coração de cada indivíduo com uma linguagem universal que todos podem entender, uma linguagem capaz de conectar com um fio invisível pessoas tão distantes umas das outras por cultura, raça e história, mas unidas no desejo de viver em paz e harmonia, criando uma única e verdadeira grande família humana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *