Meditação Mindfulness

Meditação Mindfulness – Atenção Plena 

É uma forma de meditação que consiste em concentrar a atenção no que acontece no momento, tanto na mente quanto no corpo e no ambiente.. Dessa maneira, é possível ‘observar’ pensamentos que viajam na mente: você pode detê-los e quase tem a sensação de enxergá-los com os olhos. Você pode vê-los exatamente como eles aparecem do nada e com que velocidade se dissolvem como uma bolha de sabão.

Aos poucos, você chegará a um entendimento profundo de que pensamentos e sentimentos, mesmo negativos, são transitórios.

Eles vêm e vão.

E o objetivo final da atenção plena é estar consciente e escolher se deve agir com base nesses pensamentos ou deixá-los ir.

Na meditação da atenção plena, você aprende a observar sem críticas. Você aprende compaixão por si mesmo. Quando a infelicidade ou o estresse toma posse da mente e do corpo, em vez de tirar a situação do peito, você aprenderá a tratá-la como se fosse algo inconsistente e a olhar com um olho diferente. Em essência, a atenção plena nos permite capturar padrões de pensamentos negativos antes que eles nos empurrem para um redemoinho em direção ao abismo e iniciem um novo processo vital que leva ao controle de nossa vida.

Com o tempo, a atenção plena traz mudanças a longo prazo no humor, felicidade e bem-estar. Isso também é demonstrado por estudos científicos  que afirmam como a consciência evita a depressão e afeta positivamente os padrões cerebrais de ansiedade, estresse, depressão e irritabilidade, quando eles surgem e depois se dissolvem facilmente. Outros estudos mostraram que aqueles que meditam regularmente adoecem com menos frequência, a memória melhora e a criatividade aumenta.